Itabuna terá nova agência do Ministério do Trabalho e Emprego‏

Prefeito Claudevane Leite conversou com o superintendente do regional Ministério na Bahia, Severiano Alves
Ascom/Gabriel de Oliveira

Itabuna vai ganhar uma agência mais ampla do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com capacidade para atender a demanda municipal dos trabalhadores que necessitam dos serviços. Esta foi a notícia anunciada ao prefeito Claudevane Leite pelo superintendente do regional Ministério na Bahia, Severiano Alves, noite de quarta-feira, dia 29, durante a visita de cortesia ao Centro Administrativo Firmino Alves, acompanhado do superintendente substituto Weldo Matos e do Auditor Fiscal do Trabalho José Honorino de Macedo Neto.

Além da mudança da agência, que atualmente funciona provisoriamente em um prédio alugado na Rua Miguel Calmon, no centro da cidade, o superintendente do MTE falou ainda sobre os projetos futuros do Ministério do Trabalho, que preveem a descentralização do Sistema Nacional de Emprego – SINE e o aumento da inclusão dos trabalhadores no mercado a partir da qualificação da mão de obra.

O prefeito de Itabuna disse que a visita do superintendente regional na Bahia do MTE traz boas perspectivas ao município. “Estamos trabalhando firmemente para atrair oportunidades de emprego e capacitar e qualificar as pessoas para o mercado de trabalho”, disse. Vane falou da inauguração no Dia da Cidade da Unidade Modelo do SineBahia implantada com o apoio da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e do Governo do Estado.

 “Atualmente na Bahia existem oito gerências do Ministério, sendo uma em Ilhéus, e 18 agências, uma delas instalada aqui em Itabuna. O espaço provisório desta agência é inadequado para o porte da cidade. Fizemos um levantamento e identificamos um prédio desativado de propriedade a União que necessita de reformas para que funcione com sede definitiva da agência”, disse o superintendente Severiano Alves. Segundo o superintendente a reforma será realizada com recursos da União devendo ser concluída ainda este ano.

Severiano apresentou ao prefeito Vane o projeto de descentralização do Sistema Nacional de Emprego, com a aprovação de um projeto de lei que regulamenta o Sine Municipal. “Faço parte do grupo que está elaborando o projeto de lei que promove essa descentralização do Sine e viabiliza mais uma agencia de qualificação temporária para o trabalhador onde serão emitidas Carteira de Trabalho e Previdência Social no próprio município. Tudo custeado com recursos do Fundo de Amparo ao trabalhador (FAT)”, informou.

O dirigente da SRTE/BA disse ao prefeito de Itabuna que também está sendo viabilizada a Universidade do Trabalhador com um cadastro nacional e oferta de cursos presencias e à distancia para qualificação profissional.

“Sem dúvidas a viabilidade de Itabuna ter mais uma agência do Sine é muito boa, já que porta uma não anula outra. Ao contrario é mais uma porta de qualificação para os profissionais que necessitam de capacitação. Recebemos com muito carinho essa viabilidade”, disse  Vane que estava acompanhado dos secretários de Planejamento e Tecnologia, vice-prefeito Wenceslau Júnior; de indústria comércio e turismo, José Humberto Martins; de Administração, Wellington Rodrigues;  Comunicação, Gilvan Rodrigues;, além do diretor do RH, Jean Baraúna.